Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Pinhão, cogumelos e elos

Alimentos tem gostos, cores, formas e também memórias e histórias. Muitos, nem imaginamos existir ou um dia provar. Uma amiga com nome e família de flor me perguntou se eu queria pinhão, mandado via correio, de Amparo. Ai, me veio a constatação de não fazer a menor ideia do que era esse tal pinhão, de consumo típico no inverno, segundo ela. Então, como experimentação e com sinceridade e curiosidade que são comigo mesma, disse a ela não saber o que era, nem o gosto que tinha, mas que queria sim. E lá fui eu de antemão pesquisar e descobri que é dos gostos e comilanças das temperaturas baixas, como chocolate quente, fondue e sopas fumegantes.
Descobri também que o dito são as sementes de araucária que embelezam e dão sabor ao outono, bem que o livro da irmã dessa minha amiga, chamado cores de outono, tem cheiros e sensações encarnados nas páginas, ora, ela comeu a vida toda pinhão, pensei cá com meu calor e cores de verão da Bahia.
Mas qual é o melhor jeito de comer pinhão? Varia o costume de lugar para lugar e entre as famílias, foi o que assuntei, enquanto aguei a espera do prometido. Vale pinhão na chapa do fogão a lenha, pinhão cozido e uma tal de sapecada de pinhão, que como já sou bem sapeca, não arrisquei ver a receita. Cozido com uma folha de louro na panela de pressão, tipo castanha portuguesa foi minha opção.
Com a valorização da cultura e consumo da semente, muitas festas regionais têm acontecido e com elas novas receitas elaboradas e mais gente provando e aprovando o pinhão. Quem ai conhecia, viu, comeu ou ouviu falar do tal? Vou trazer fotos dos meus outro dia para pegar pelo estômago quem ler esse post e quem perder.
E quem leu até aqui deve estar se perguntando o que os cogumelos tem a ver com pinhão, eu explico. Junto com o prometido pinhão, vieram folhas de outono, raminho de alfazema deliciosamente perfumado, folhas para chá e costurices, dentre elas, uma bolsinha de tecidos azuis com o bordado de um cogumelo que descobri lendo lá no blog da costureira fada e amiga Camomila Rosa, serem parte de sua imaginação quando criança. Clica aqui para ver e saber.
E eis que passeando na minha pausa junina, avistei esses cogumelos e fotografei para o post e para ela, como sintonia, com gratidão, carinho e desejo de sabores e amor em nossas panelas, flores nas janelas, amizade, chazinho de canela, pipoca na tigela e uma sexta feira divertida, benta e bela.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957