Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Barcos, ilhas e nós

$
0
0
"Sim, às vezes naufraga-se pelo caminho, mas, se tal me viesse a acontecer, deverias escrever nos anais do porto que o ponto a que cheguei foi esse. Chegar sempre se chega”. Frase de um conto sobre a busca de uma ilha que não consta em nenhum mapa, em um livrinho pequenino e cheio de lições, chamado: O conto da ilha desconhecida, de Saramago. Eu ainda não tenho ele em minha coleção mas já o li mais de uma vez e sempre recomendo por ser uma leitura breve, uma história de paralelos com as histórias e vidas de todo ser humano, suas buscas, pensamentos, encontros.
Um homem buscava um barco e após tê-lo a sua disposição procurou por marinheiros, que não quiseram ajudá-lo na busca pela tal ilha que não existi no mapa. Eles não queriam sair de suas vidas tranquilas e sair à procura do “impossível”. É preciso coragem, esperança, obstinação, paixão para sair em busca de algo que não se vê e não há garantias de sucesso. E como em muitas histórias de vida, o homem encontra uma parceira, a mulher da limpeza do palácio do rei que lhe cedeu o barco e que sai pela porta das decisões para acompanhá-lo. Adoro esse nome dado a porta por onde ela sai, por onde nós saímos e entramos tantas vezes. "Cada escolha uma renúncia", ter isso em mente faz toda diferença e nos faz abrir as portas com mais consciência e mais envolvimento e as portas deixadas para trás ficam lá, fechadas.
E no conto, um completou o outro e as mãos dadas rumo ao desconhecido é a compreensão das verdades e dúvidas escondidas na alma (como uma ilha) que ainda que sem mapa, como é cada alma, pessoa e coração, é real, possível e habitável.
Sonhos que se sonham juntos, sonhar além do que se vê e se entende, do que possa ser só sonho, navegações para além mar, além razão, facilidade e com resistência para as adversidades em prol do porto seguro. Eles nomearam o barco de “Ilha Desconhecida” e como ocorre na vida e nos nossos barcos se lançaram ao mar, a procura e ao encontro de ilhas conhecidas,  desconhecidas e deles mesmos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957