Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Article 0

$
0
0
São Pedro, porteiro oficial do portões celestiais, tem seu dia celebrado com festa junina por todo o nordeste no dia de hoje. O apóstolo e exímio pescador, cativa seus devotos pela história pessoal tão humana, pelo perdão recebido, origem humilde, e porque foi o primeiro Papa.
Por sua relação com a pesca o santo é patrono dos pescadores, festejado com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.
Como esse ano, conforme eu já contei aqui é de Santa Bárbara e eles regem as trovoadas, esse ano eles são meus queridinhos, sempre presentes em orações, pedidos e agradecimentos. Vale a popularice de que quando começa a trovejar ser costume acalmar as crianças, dizendo: "Tenha medo não! Esse barulho é São Pedro mudando os móveis de lugar". 
Dentre as tradições do dia de São Pedro, uma é quem tem esse nome, tem a tarefa de acender fogueira na porta casa e outra, que descobri esse ano e adorei, é que se alguém amarrar uma fita no braço algum Pedro, ele tem que dar um presente a pessoa, ou pagar um lanche, uma bebida. Amarre a fita e conte da tradição depois, fica a dica. Viva São Pedro! Viva a cultura popular! Viva as festas juninas!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Trending Articles