Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Por todo mundo poliglota

$
0
0
Perdão aos menores de plantão, pelo gesto da ilustração, mas é o que a tia aqui, já grandinha e portando autorizada, tem vontade de fazer quando alguém fala em códigos digitais, adolescentescos, pós-graduados, quando falam grego comigo e por ai.
Penso que "devemos ser poliglotas dentro de nossa própria língua" como disse e defende Evanildo Bechara, gramático da primeira e única gramática que comprei na época da faculdade. Linda! Capa branca, cheirando a nova, com as páginas colando e a capa tão afiada que era preciso cuidado para não se cortar. Era tida como a melhor na época e foi roubada na sala de aula, de cima da minha carteira, na mesma semana em que comprei, o que me deixou desolada. Vez ou outra penso em comprar uma igual para repor a perda e também para ter no meu acervo.
Memórias a parte, como dizia um padre que rezava missa aqui no Bonfim, não se vai para igreja de biquíni nem para praia de paletó e isso vale de referência para as palavras que usamos na fala e na escrita. Crianças e adolescentes entre si tem sua linguagem própria que não deve valer para o diálogo com os mais velhos, sendo adaptável a cada grupo: família, professores, desconhecidos.
Isso vale para todas as idades, para locais diferentes em que estejamos, para as diferentes situações interpessoais. Eu por exemplo, particularmente, não acho que cabe em meio aos telejornais ou no final, comentários informais, gírias e regionalices como virou moda.
Me incomoda também os profissionais de determinadas áreas que falam com seus amigos e em situações informais como se estivessem em seus escritórios, consultórios ou em reuniões. Usando e abusando de palavrês técnico e delongas que se aplicam a grandes corporações, termos cultos ou chulos, exigência de nossa compreensão e conhecimento do que não temos obrigação de saber e conhecer.
Então é isso! Do ponto de vista da boa e versátil comunicação, acho que é atemporal, coerente e urgente sermos poliglotas em nosso idioma e nos demais. E tenho dito!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957