Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

A gosto

$
0
0

"Um beija-flor pousa na árvore
Limpa o bico, estava lambuzado
Olhou pra mim
Som não emanou
Voou

Um pequenino barriga  amarela
Chega e apresenta-se
Fala tão rápido que nada entendo
Vai para o outro galho
Como que angustiado
Tenta mais uma vez
Desiste
Voou

Tudo silencia-se
A árvore está vazia
Folhas são mudas
Exceto quando vemos o sol
Refletido em verde
E sabemos quão são solidárias
Produzindo o combustível da vida"

Agosto de Todos os Santos é o título de um livro de poemas a ser publicado e por mim aqui já divulgado de antemão, de onde eu recortei esse trecho acima. O autor é meu cunhado mais conhecido como Adriano, de segundo nome: Augusto, tudo a ver com o mês de agosto, mês que o inspirou a escrever esses e outros versos sobre gostos, agosto, Salvador e todos os santos e encantos da Bahia.
Sempre tento, aqui e ali, desmitificar o que da energia de agosto muitos se põem a falar. Dentre a associação feita pelos infortúnios da época das grandes navegações, crendices e histórias diversas, inventadas e reais, destaco a constelação de estrelas em forma de dragão, que para muitos era sinal ruim a despontar no céu no início do segundo semestre do ano.
Thuban é um dos nomes da tal constelação de Dragão. Os Egípcios a chamavam de Tawaret, a deusa do céu norte, vista como uma deusa protetora cujo corpo era uma mistura de crocodilo, leoa e partes de hipopótamo.
Gosto de dragões, animal de meu signo no horóscopo chinês, imagem imponente e destemida, mística e docemente representada em animações e histórias infantis. Minha recomendação para o mês de agosto é domarmos nossos dragões exteriores e interiores, como em histórias épicas ou com a sabedoria e malemolência da infância.
Ao nosso gosto segue o nosso barco que não ruma para onde não se sabe querer ir. E que entre bons ventos e tempestades, nos caminhos que passam por nós e pelos caminhos que passarmos, tenhamos coragem, gaivotas, dragões, sol e lua a nos guiar para em terra firma a gente repousar, embaixo da sombra de uma árvore descansar, escrever, desenhar, filosofar, passarinhar.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957