Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Natal tropical

$
0
0
Essa imagem estava aqui na minha pasta de ilustrações e sempre que batia o olho nela a via como uma perfeita representação do Natal aqui na Bahia. Um calor de mil graus e no Shopping´s, vitrines e decorações caseiras e escolares: neve e casacos de lã. Oh God!
Quem é seguidor e passante aqui sabe que eu sou fã de tradições de todo tipo, lugares, culturas, mas acho também que sempre cabe uma intervençãozinha, um toque local, popular, pessoal, criativo, que hoje com tantas opções de materiais e trocas virtuais e reais de ideias, sair do pinheiro com algodão e bolas é o mínimo.
Na minha casa as árvores natalinas são cada ano de um jeito, já teve uma toda de bichinhos de pelúcia, outra com brinquedinhos de minha infância e da de meu filho, uma com cartões e mensagens, outra fotos, uma só de laços bem coloridos. Assim como todo ano tem presépio e cada ano com um cenário e personagens secundários diferentes, além dos enfeitinhos da estante, da cozinha, do jantar.
Quero viver para ver em um shopping grande, na tv ou em visitas a casa de amigos e parentes uma árvore cacto, ou um ipê no lugar de um pinheiro Papai noel de bermudão e camiseta, com barba feita e boné, de prancha, bonecos de neve serem sorvetes e picolés, ou aos pés do clássico pinheiro areia e barquinhos e por todo ele conchas e fios amarelos solares.
Aproveitando o tema decoração natalina, me contem do clima ho-ho-ho da cidade de vocês. Por aqui está tudo muito morno, poucas janelas, varandas, sacadas, tanto de empresas como residenciais, poucas recepções, caixas, casas com luzinhas e enfeites de Natal, pouco sorrisos e desejos Boas festas nos atendimentos, ruas, pouca programação de corais, presépios gigantes ou vivos, filmes em cartaz, peças. Sinto que o Natal está mais longe do que de fato está, que comprar os presentes é a única coisa para se resolver, que o carnaval é a próxima festa mais esperada, que famílias, casais, empresas, estão combinando viagens e não ceias coletivas e amigos secretos, que só se fala da virada de ano e o Natal tem um que de fora de moda. Será uma perda coletiva da magia? Da tão valiosa religiosidade? Terá aderido o espirito natalino as redes sociais e não me avisou?

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957