Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Baobices

$
0
0
Descobri em minhas pesquisas uma história da história de um dos livros mais lidos no mundo e um dos meu preferidos: O Pequeno Príncipe. Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra, foi piloto de avião e teria passado pelo Brasil em julho de 1939, a caminho da Argentina e o escritor Diógenes da Cunha Lima, afirma que Natal foi a fonte de inspiração de Exupéry.
Essa afirmação se revela nas ilustrações das dunas, das estrela-cometa (uma imagem típica da cidade), das falésias, de um vulcão (que seria o Pico do Cabugi), além e principalmente do simbólico baobá.
E é por conta dessa história, de que o livro tem laços com a cidade que um baobá local foi batizado de Baobá do Poeta. Vale pontuar que não é esse que ilustra o post, ele, que suspeita-se foi a fonte da tão célebre obra, dizem, é muito mal cuidado e fica localizado na Rua São José, em Lagoa Nova.
Li por ai que em maio de 2009, um sobrinho de Exupéry em visita a Natal disse que aquela era a primeira vez que ele via de perto um baobá e teria confirmado que foi aquele exemplar o inspirador da obra do tio. No Brasil, existem poucos exemplares da espécie de origem africana, pelo sim pelo não, amo o livro, o príncipe, as ilustrações, as reflexões, todos os baobás e rosas, como plurais e como ímpares.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957