Quantcast
Channel: Meu Blog e Eu
Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Gente que inspira a gente

$
0
0
Recherché é uma palavrinha francesa
Para qual achei a seguinte definição:
Procura com cuidado
De rara qualidade ou atratividade

Hoje eu trouxe um achado de rara qualidade, apresentado ontem no programa de Fátima Bernardes. Clica aqui para ver a matéria que conta um pouco da história de Jorge, um carteiro, que do tanto que falou com sua simplicidade e sotaque mineirim, selecionei uma frase: Fui criado assim!
A frase, ele usou para explicar o porque de ter começado a escrever cartas para os idosos de um asilo, onde ele é o carteiro e para onde não havia muitas correspondências pessoais a serem entregues lá em Minas, como acontece em todo canto e a ideia surgiu da necessidade que ele sentia de visitar aquelas pessoas e não ter tempo durante o horário de trabalho.
Idosos podem sim ficar melhor acomodados e com atividades e companhias mais adequadas em asilos, mas a presença da família e de amigos é indispensável, assim como carinho, atenção, convívio com o mundo externo, que não se faz por internet para a maioria, por falta de intimidade, de destreza, por deficiências e também, por falta de gosto.
Para um idoso abraço tem que ser real, vale também beijos e postais, recortes, bilhetes, cartas, desenhos dos netos, um sedex com linhas e agulhas, revistas, um terço, um objeto qualquer, palpável, para olhar de dia e de noite e sentir que é lembrado e querido.
S. Jorge escreve cartas para mais de trinta idosos, contando das peraltices de sua infância e da dos irmãos, contando histórias que colhe quando no final de semana, também por voluntariado, leva desenhos a hospitais para crianças internadas colorirem e conversa com suas mães e acompanhantes, ai ele recorta, transcreve e envia para os idosos aquecerem os corações, sendo que ele também se aquece e se engradece a cada história ouvida e transcrita.
Ele disse que não faz nada disso para ter nada em troca e para mim não ser necessário reconhecimento é uma das partes mais legais, creio que o que ele faz de bom a tanta gente, de alguma forma, com certeza, volta para ele.
Eu entendo do prazer que ele sente no que faz, eu por exemplo sinto uma enorme satisfação quando coloco cartinhas no correio, mais do que quando mando e-mail´s, é algo sensorial e que não me custa nem 0,30 centavos, ou as vezes custa mais, contudo a recompensa com a alegria de quem recebe não tem preço. Não me custa nada pegar folhas no chão para mandar para um amiguinho que tem um livro de folhas, acho até que fico mais feliz quando cato as folhas, do que ele quando as recebe. Não me custa quase tempo nenhum escrever um bilhete para meu marido, para amigos, como não custou a Carol rabiscar um bilhete que está na porta de minha geladeira e veio com um enorme cartaz que crianças que nunca me viram fizeram para mim e para meu marido, porque enviamos para eles livros usados, ver aqui. Essa iniciativa de Carol, da qual já falei aqui e aos quatro ventos, é um outro exemplo de voluntariado, de ser e fazer a diferença na vida das pessoas e elas na nossa, #isso muda o mundo.
O tanto que investimos, recebemos em dobro quando o assunto é atenção, doação, carinho. Que o carteiro de Ituiutaba em Minas Gerais receba sempre em dobro, que brotem e se multipliquem gente e gestos assim. Salve Jorge Silva de quem me tornei fã! Salve Carol de quem sou fã! Salve todos que fazem algo inspirador sem querer nada em troca.
“Eu disse a mim mesma que o mundo no qual eu acreditava deveria existir em algum lugar do planeta. Mesmo se ele não existisse em canto algum, se eu pelo menos pudesse construí-lo em mim, como um templo das coisas mais bonitas em que eu acredito, o mundo seria sim bonito e doce.” Rita Apoena disse e tomei por sugestão e sigo na minha semeadura e crença de poder mudar o mundo, nem que seja o meu. Missão pombo correio passada, passe a frente, invente, faça, procure, ache, construa, escreva, envie, acredite, mude o mundo você também.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 957

Trending Articles